OBATAYE venceu o GP Brasil 2024.
20 Anos depois de Thignon Boy, novamente o Paraná faz festa na Gávea.

O turfe paranaense de tantas glórias aguardou 20 anos para
comemorar, outra vez, a vitória de um animal nascido no estado e treinado em nosso hipódromo, na maior prova do turfe brasileiro. Thignon Boy, de criação e propriedade do Haras Valente do saudoso Italo Fernando Trombini, e treinado por Jairo da Silva Borges (radicado no Tarumã naquela época), venceu o GP Brasil em 2004 tendo ficado pouco antes de sua vitória alojado no Centro de Treinamento Verde Preto. Agora, depois de duas décadas, OBATAYE, filho de Courtier (USA) e Surfi’n USA, de criação do Haras Palmerini e propriedade do Haras Rio Iguassu, treinado por Antonio Oldoni e montado por João Moreira saiu diretamente do Tarumã para a Gávea e novamente trouxe a taça de campeão do GP Brasil para Curitiba numa vitória 100% paranaense.

Embora a viagem de Curitiba para o Rio de Janeiro não tenha sido das melhores, pois demorou mais do que o previsto, OBATAYE mostrou que é um cavalo diferenciado. Apresentou-se bonito e disposto e correndo acomodado no fundo do pelotão acompanhava fácil o train
de corrida no 10º lugar. Ao entrarem na reta de chegada, já se notava o avanço de OBATAYE e logo após os 400 metros arrancou em busca dos ponteiros. Exigido por João Moreira foi passando cada um dos adversários a sua frente e faltando pouco mais de 150 metros para o disco, após breve luta, sua vantagem já pressupunha uma grande vitória. E assim OBATAYE cruzou o disco com pouco mais de um corpo sobre To Sir With Love com Olympic Kremlin, Online e Mapa do Brasil nas colocações imediatas.

Um triunfo memorável e muito festejado pelos presentes e pelos inúmeros torcedores que acompanharam e torceram via satélite pelo defensor da farda cinza, preto e vermelho. De parabéns o criador do craque OBATAYE, Eraldo Palmerini e os proprietários Paulo Irineu Pelanda e Luis Felipe Pelanda.

Vale ressaltar que OBATAYE é o atual vencedor do Grande Prêmio Paraná, disputado em Dezembro de 2023.