A programação deste domingo, dia 30, será o última da temporada 2023/2024 no turfe Brasileiro. Assim como nos campeonatos de futebol na Europa, a atividade Turfe no Brasil tem início no segundo semestre do ano corrente e término no primeiro semestre do ano seguinte.

Sendo assim, serão as 10 provas decisivas para o resultado final da Estatística no Jockey Club do Paraná. Composta por sete categorias, a Estatística contabiliza o total de apresentações, número de vitórias, número de colocações entre segundos e quintos lugares, o percentual de vitórias sobre o número de apresentações e a soma em prêmios alcançados.

Três categorias já estão com seus campeões definidos: PROPRIETÁRIOS (Haras Rio Iguassu), CAVALOS (New Order) e AVÔS MATERNOS (Amigoni). As demais dependem do resultado dos páreos de amanhã.

Duas categorias têm os resultados praticamente definidos. Na categoria CRIADORES , o Haras Rio Iguassu ponteia com quatro vitórias a mais que o segundo colocado, o Haras Cifra. Para superar o líder, o Cifra terá que vencer com todos os seus crioulos e torcer para o Rio Iguassu não vença. Já para os TREINADORES , Alcione Menegolo terá que vencer cinco páreos e torcer para o líder Antônio Oldoni não ganhar nenhuma.

A disputa acirrada ficou então para as outras duas categorias. Nos JÓQUEIS , o carioca Leandro Henrique lidera mas não atua. Cabe ao paranaense Valmir Rocha vencer apenas uma prova para ser campeão. Nos REPRODUTORES , cinco cavalos têm a chance de vencer. Camelot Kittem lidera com 12 vitórias, duas a mais que Forestry, Courtier, Salto e Kentuckian.

Será uma programação muito bonita, com o DERBY PARANAENSE , provas clássicas e muita emoção nas Estatísticas 2023/2024 do Jockey Club do Paraná.

Confira as estatísticas completas AQUI

Na foto desta matéria está NEW ORDER , campeão entre os cavalos em campanha.

Foto: Felipe Neves – Jockey Club do Paraná