O Hipódromo Tarumã teve seu projeto desenvolvido por Edmir Silveira D’Avia em 1955. Sua estrutura impressiona sendo uma das mais importantes obras da arquitetura modernista de Curitiba. Em 10 de março de 2005 tornou-se patrimônio tombado. Em 2008, a administração “Jockey da Virada”, realizou uma revitalização que valorizou o projeto inicial e marcou a história do Turfe Paranaense.

Hipódromo do Tarumã

Hipódromo do Tarumã

As excelentes instalações trazem mais conforto aos funcionários e turfistas. A elegância tão ligada ao esporte está presente em cada detalhe do Jockey Club do Paraná.

O excelente estado da raia de areia do Tarumã proporciona uma condição diferenciada de treinamento, favorecendo a preservação física dos atletas e proporcionando campanhas mas eficazes.

Muitos proprietários iniciam seus potros e os treinam em Curitiba, direcionando as campanhas aos demais hipódromos, de acordo com potencial locomotor dos cavalos.

A grande proximidade entre Curitiba e São Paulo, apenas 335 quilômetros de distância, faz com que exista um forte intercâmbio entre os hipódromos, sendo numerosos os animais que competem no eixo Tarumã / Cidade Jardim, na maioria das vezes, com extremo sucesso.

Instalações do Hipódromo Tarumã

– Duas pistas de areia, sendo uma para corridas e outra para trabalhos.

– Sistema de iluminação nas pistas que permitem a realização de corridas em qualquer época do ano, diurnas ou noturnas e em qualquer distância.

– Casa de apostas.

– Três arquibancadas social, popular e paddock que possuem sistema de som, para que os expectadores possam estar atentos à locução dos páreos.

– Possui um passeador, belíssima instalação onde os animais se apresentam antes das provas e são recepcionados para a foto da vitória após seus triunfos.

– Possui duas lanchonetes, um restaurante, e uma sala VIP todos com aparelhos de televisão para acompanhamento das provas, (locais e dos demais hipódromos).

– Possui playground e amplo espaço verde, ótimo atrativo para a criançada.

– Abriga a Sede Administrativa do clube.

– Possui três salões para eventos: Salão Nobre, Salão Bento Munhoz da Rocha Neto e Salão Almeida Prado.
Instalações da Vila Hípica

– 59 grupos de cocheira, que abrigam 742 animais.

– Quatro picadeiros e dois embarcadores à disposição dos treinadores.

– Hospital Veterinário com moderno centro cirúrgico, laboratórios, comércio de ração, selaria e farmácia.

– Escolinha de Preparação de Jóqueis de Curitiba, conta com acompanhamento de experientes instrutores, revela anualmente profissionais para o turfe nacional