Faleceu nesta sexta-feira (15), aos 89 anos de idade, o titular do Haras Santarém, Sylvio Bertoli.

Tendo iniciado suas atividades turfísticas na década de 1960, Bertoli fez do Haras Santarém um dos estabelecimentos mais bem sucedidos da criação paranaense e brasileira. Dentre os inúmeros animais clássicos criados por Bertoli, o histórico Glória de Campeão, recordista brasileiro em prêmios e primeiro PSI nacional vencedor da Dubai World Cup (gr.I).

Os velocistas – vencedores do Troféu Mossoró – Perbene e Jeton de Luxo, os ganhadores de G1 Alucard e Outplay, além dos também primeiros colocados em provas graduadas Oggigiorno, Elfishness, Pacchia, Endless Beauty, Ochenton e Navicello, galgam posição de destaque no rol dos melhores animais criados pelo Haras Santarém. Storm (G1), Nergy Seller (G1), Monzon (G2), Tiger Woods (G3) e Blue Deep (listed), criados por pensionistas do haras, igualmente contribuíram para os seus números.

Bertoli realizou, ainda, as importações do argentino Impression e dos norte-americanos Tiger Heart e Courtier – este teve a primeira geração nascida no segundo semestre de 2017.

No último mês de agosto, Bertoli foi homenageado pela diretoria do Jockey Club do Paraná, não tendo comparecido por motivos de saúde.

Clique no link abaixo e conheça um pouco mais da trajetória de Sylvio Bertoli no turfe brasileiro:

Homenagem do JCPR ao criador Sylvio Bertoli – Haras Santarém

O velório será realizado a partir das 18:00h desta sexta-feira (15) e o enterro será no sábado (16), 11:00h, ambos no Cemitério Vertical, localizado ao lado da Vila Hípica do Jockey Club do Paraná.

A Diretoria do Jockey Club do Paraná transmite à família sentimentos de pesar.