A principal prova a ser realizada na reunião desta quinta-feira (24) no Tarumã é a Prova Especial Cezar Evangelista de Oliveira Franco, sétimo páreo da programação, para éguas de 3 e mais anos, na distância de 1.500 metros, com largada prevista para as 20:15h.

Cezar Franco é advogado empresarial, sócio fundador de empresas no ramo de incorporações habitacionais e titular do Haras Fortaleza.  É também Ex-Presidente da Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná e do Jockey Club do Paraná.

Abaixo, saiba mais sobre sua história no turfe, nas palavras do próprio homenageado:

Iniciei aos 12 anos de idade, quando em companhia do meu irmão mais velho passei a frequentar as corridas domingueiras no Hipódromo do Guabirotuba, gostava tanto que comparecia diariamente nas cocheiras do respeitado e competente treinador Rubens Gusso (grande amigo e apoiador) para montar e passear os animais entre eles o cavalo Alvoroço (xodó do Rubens) e a égua Lembrada, do Moletta, que em corridas eram montados pelo então iniciante aprendiz de Jóquei Pedro Nickel, revelado pelo Rubens, ocasião em que também iniciava como aprendiz o Eduardo Gosik, que era prestigiado pelo bem sucedido Adão Bednarczuk.

Vale referir outros excelentes treinadores que atuavam à época em nosso Turfe como Trajano Athaide, Afonso Piotto, Elídio P. Gusso, A.Menegolo, Mario Gusso, Eurico Ferreira (Pai), Althayr Oliveira, assim como também exímios jóqueis como Luiz Rigoni e Pierre Vaz, já com destaque nacional, e mais Constante Bini, João Vitorino, Antonio Bolino, entre outros. Destacando-se veterinários, proprietários e grandes criadores todos com alta e respeitada representatividade no Turfe Nacional.

As corridas das domingueiras eram vibrantes, com a participação de grande público e prestigiadas pelas famílias num verdadeiro e charmoso evento social, enaltecidas e amplamente divulgadas com ênfase pelos jornais, rádio e revistas.

Era emocionante ouvir ao inicio das reuniões, quando o inesquecível e emérito patrono da operante crônica de turfe, Francisco Castellano Neto, enunciava com vibração:

-“ Do Alto da Marquise da Arquibancada do Hipódromo do Guabirotuba ao inicio de mais uma reunião de corridas coloco a brilhante citação da poetisa Gabriela Mistral “Onde houver uma árvore para plantar planta-a Tú……
Sê Tú aquele que afasta as pedras do caminho” e resumidamente “ Uns constroem e outros destroem, seja Você aquele que ajuda a construir ”.

Emocionantes momentos do nosso Turfe, em que dedicados e eficientes dirigentes, mesmo administrando com os parcos recursos gerados pelas apostas somente nos guichês, faziam prevalecer e acrescentar iniciativas de engrandecimento levando o potencial e pujança do nosso Turfe do Paraná ao reconhecimento e respeito dos grandes centros no Turfe Nacional.

Foi já no Majestoso e Imponente Hipódromo do Tarumã que demos continuidade às nossas atividades como Proprietário, adquirindo do Dr. Alô Guimarães, do Haras Paraná, as potrancas Irish Rose e Justiceira e o Potro Fartin – que proporcionaram grandes vitórias e alegrias. Adquiri para Reprodução 05 Éguas, entre elas Itaguá, Graça, Caloira. E na sequência adquiri do Claudio Kerber 50% do grande e valoroso cavalo RIADHIS, Espetacular Ganhador (14 vitórias (1 Gávea, 5 Cidade Jardim, 8 Tarumã) inclusive, 1º GP Presidente da República G1, Gávea; 1º GP Antenor de Lara Campos G2, Cidade Jardim; 1º GP Juliano Martins G2, Cidade Jardim; 1º GP Paraná G1, Tarumã; 1º Clas. Pres. Herculano de Freitas L, Cidade Jardim; 1º Clas. Pres. Augusto de Souza Queiroz L, Cidade Jardim; 1º GP Derby Paranaense G2 Tarumã; 1º GP Aramys Athayde, Tarumã; 1º GP Moysés Lupion, Tarumã; 1º GP Continental de Turfe, Tarumã (3 vezes); 1 GP Heitor Valente, Tarumã; 2º GP Major Suckow G1, Gávea; 2º GP Ipiranga G1, Cidade Jardim; 2º GP Proclamação da República G2, Cidade Jardim; 2º Clas. Independência, G3, Cidade Jardim; 2º GP Pres. da República, G3, Cristal; 2º Clas. Pres. José de Souza Queiroz L, Cidade Jardim; 2º GP Pres. do Jockey Club L, Cidade Jardim; 2º Clas. Pres. José Cerquinho Assumpção L, Cidade Jardim; 2º GP Del. do Jockey Club de São Paulo, Tarumã; 3º GP Consagração G1, Cidade Jardim; 3º GP Ministro da Agricultura G3, Cidade Jardim; 4º GP Pres. da República G1, Cidade Jardim; 5º GP Oswaldo Aranha G2, Cidade Jardim), ainda em final de campanha, para leva-lo como reprodutor na nova fase do Haras Fortaleza, já em novas instalações.

Levado como reprodutor chefe do haras, produziu vários produtos com destaque para: EL ASTRAL, BIG-KING, ALA SHAN, SINGLE, RARA AVIS e tantos outros.

O primeiro produto nesta fase foi ASTOUND (Urt e Itaguá), que deu grandes alegrias aos proprietários do Haras Miringuava, ganhando a milha do GP Paraná e a milha do GP Bento Gonçalves, além de outras grandes vitórias.

O primeiro Produto do Riadhis foi BIG-KING, comprado em Leilão pelo grande especialista em pencas Guido Pelanda – ganhador do GP Governador do Estado no dia do GP Paraná e depois outras provas de velocidade. Outro bom ganhador foi: EL ASTRAL, por Riadhis em Black Baby – ganhador da Milha do GP Paraná e Milha do GP Bento Gonçalves, correu no GP Brasil obtendo boa colocação.

O Haras Fortaleza produziu ainda: EASY WORLD, EL CARIBEAN, DIN DUN, COM DINERO, DOMINIUN ROSE, EMBALO NOVO, FRATELY BOY, GAINFOL, GAMINSTER e tantos outros bons ganhadores.

O Haras suspendeu a criação logo após a implantação da VW/Audi como vizinho, trazendo novo conceito de uso no local. Mantivemos parte da propriedade e instalações para a finalidade de promoção de eventos até os dias atuais.

Neste contexto de atividades no Turfe participei como Presidente da Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná – ACPCCP, em 03 mandatos em que tivemos a honra e satisfação de ter o apoio de grandes, eficientes e atuantes dirigentes como Max Rosenmann, Ubaldo de Siqueira, Ciro Frare, José Antônio Garcez Castellano, Jael Bergamaschi Barros, Gilberto Schille, José Caetano Ferreira, Gilberto Storelli, Heitor Amatuzzi Júnior, Lineu Ristow, Elis Maria Brambilla, Luiz e Alceu Ferreira entre outros.

Destacamos as seguintes iniciativas: as compras cooperativas de aveia diretamente dos produtores de Guarapuava; ampliação da farmácia de produtos veterinários; compra de éguas matrizes em outros centros pra fomento; leilões de coberturas e reprodução – resultados revertidos em prêmio do Clássico Criadores; aquisição de caminhão box para transportar éguas para cobertura a baixo custo como incentivo aos criadores; leilões de cavalos em corrida em outros centros para aumentar animais em competição no hipódromo; construção de Tattersall – com instalações adequadas e confortáveis para incentivo a comercialização aos criadores e proprietários – com recursos levantados em uma única reunião da diretoria com doações pelos próprios diretores; redução de custos e fomento à criação foi nosso principal objetivo.

Em prosseguimento às atividades, participei como presidente da Comissão de Corridas em duas gestões do competente dirigente e presidente Ubaldo de Siqueira, ocasião em que tive a oportunidade de aproximação com os profissionais treinadores promovendo reunião toda segunda pela manhã para a formação dos programas, aonde compartilhávamos de animado aperitivo, pelo que me senti muito gratificado pela positiva experiência, pelo aspecto da interação com os profissionais e recíproca amizade; destaco igualmente a efetiva participação dos companheiros da Comissão de Corridas com atuação segura, correta e assiduidade nas reuniões de corridas.

Nesta sequência recebi com orgulho a minha condução a presidência do Jockey por aclamação, com o apoio das mais Ilustres personalidades do Turfe do Paraná com o honroso apoio do ilustre Dr. Pedro Alípio Alves de Camargo, Dr. Aramys Bertholdi, Ubaldo de Siqueira, Ciro Frare, Altavir Zaniollo e dos grandes companheiros de Diretoria e trabalho, da prestigiosa Crônica de Turfe, criadores e Proprietários, entre outros.

Neste período pudemos:
– Incentivar a elevação do prêmios, quando chegamos a pagar pelo menos 06 a 07 vezes o valor do trato, e as colocações;
– Instituição do páreo premiado com valor significativo (sorteado no inicio da reunião);
– Pagamento pontual dos prêmios aos proprietários e profissionais;
– Incentivo a aquisição de animais em outros centros com patrocínio do trato por inscrição;
– Instituição de apoio aos profissionais jóqueis, aprendizes e cavalariços com café da manhã gratuito;
– Seguro e ajuda de custo aos jóqueis acidentados;
– Cesta Básica a jóqueis e cavalariços;
– A aprovação do sweepstake do Derby com apoio do grande apoiador do turfe, deputado Max Rosenmann, representando significativo recurso e contribuição financeira;
– Reformas da Iluminação (Diretor José Antonio Garcez Castellano);
– Outras obras na Vila Hípica e manutenção das Pistas
– O Inicio da construção dos camarotes da Social – com recurso de leilão dos mesmos, concluídos na gestão do Dr. Aramys Bertholdi;
– Construção do circulo para apresentação dos cavalos no cânter;
– Permanente relacionamento com Jockey Club de São Paulo;
– Apoio às atividades sociais do Clube;
– Permanente defesa patrimonial do Clube;

Podemos enfim, ressaltar que dentro dos princípios e em respeito à confiança na honrosa missão que nos foi conferida para dirigir uma Instituição da maior Importância e tradição, detentora de um acervo histórico, moral e patrimonial da grandeza do nosso querido Jockey Club do Paraná. Me sinto honrado e orgulhoso e recompensado não só pela participação mas também pelas grandes e boas amizades conquistadas.

Aproveito a oportunidade para Ressaltar e Parabenizar a atual Diretoria sob seguro comando de Paulo Pelanda, que vem se destacando exemplarmente na reconstrução das atividades de corridas, em significativas melhorias patrimoniais, nas atividades sociais e forte atuação no restabelecimento em toda estrutura do nosso Jockey Club, já merecidamente reconhecida como referência no Turfe Nacional.