O Dr. Heliodoro Antonio de Oliveira Duboc será lembrado pelo Jockey Club do Paraná nesta quinta-feira dia 09 de novembro de 2017.

Renomado médico-veterinário, nascido na cidade de Valença aproximadamente em 1911 no Estado do Rio de Janeiro. Cursou medicina veterinária na Escola Superior do Exército no Rio de Janeiro e seguiu a carreira militar. Como Major do Exército trabalhou no Rio Grande do Sul, veio para o Paraná no início dos anos 1950, chegando a trabalhar no Hipódromo do Guabirotuba. Casado com Marilda Pinho Duboc, teve três filhos: Oromar Pinho Duboc, Paulo Cesar Duboc e Adriano Augusto Pinho Duboc.

Reformou-se como Coronel em 1962 passando a partir desta data a dedicar-se integralmente à clínica e cirurgia de equinos nos Jockeys Clubs do Paraná e São Paulo. Destacado cirurgião, fundou o Hospital Veterinário do JCPR na gestão de Aramys Bertholdi. Em sua polivalência profissional, atuou com excelência nas áreas de clínica, reprodução equina e também na Agencia do Stud Book Brasileiro. Elaborou grandes projetos como os do Haras Bagé do Sul (foto) de Benzion Levy, Santa Maria de Araras/São José dos Pinhais, São José da Serra de Sergio Coutinho de Menezes, Pemale de Pedro Jarbas Merlo entre outros. Supervisionou e atuou em grandes coudelarias como Haras Valente (período de Luis Gurgel do Amaral Valente); Haras J.B. Barros; Haras Santa Fé (Moysés Lupion); Haras Rio Verde; Haras Mauá; Haras Xará; Haras Miraldo; Haras Santarém; Haras Palmital; Haras Paraná entre outros. Destaca-se o Haras São Joaquim, do qual foi sócio de Paulo Afonso Alves de Camargo na criação.

haras-bage-do-sul-1 haras-bage-do-sul-2

Parou de atuar profissionalmente no final dos anos 1980 voltando a sua cidade natal, Valença. Faleceu em 30 de agosto de 2003 aos 92 anos. Sem dúvida um grande profissional e que formou várias gerações de veterinários atuantes até hoje.