Nesta quinta-feira (21), o Jockey Club do Paraná fará uma homenagem ao criador, proprietário e ex-presidente do Clube, Aramys Bertholdi. Ele dará nome ao quarto páreo da programação. Abaixo, leia um pouco mais sobre nosso homenageado:

Dr Aramys Bertholdi – CRM 512

Nasceu em Curitiba, em 1928, casou-se com Maria Rocha Bertholdi e teve dois filhos: Dino Bertholdi Neto e Josara Bertholdi Almeida; nos estudos cursou a faculdade de medicina, buscando a especialização em Ortopedia.

Os anos de 1955/1956 representaram um marco histórico para a Ortopedia na Universidade do Paraná, quando após a federalização da Universidade do Paraná, surgiram então novas expectativas e oportunidades tanto para os professores como para os estudantes; coincidentemente neste mesmo período, retornam de seus estágios em Ortopedia no exterior, os Drs. Munir Nasser e Dr. Antônio Osny Preuss. E assim estava sendo instituída a residência médica no Brasil.

A este seleto grupo de profissionais, se associa o Dr. Aramys Bertholdi, que desde o tempo de estudante participava da Ortopedia na Santa Casa de Misericórdia e assim, a Cátedra de Clínica Cirúrgica Infantil e Ortopédica ficou constituída por: Prof. catedrático Dr. Heinz Rücker, Prof. assistente Dr. Oswaldo Faria da Costa, auxiliar de ensino, Dr. Antônio Osny Preuss, auxiliar de ensino, Dr. Munir Nasser e o auxiliar de ensino, Dr. Aramys Bertholdi.

No inicio de 1961 a organização do Hospital de Clínicas determinou que no terceiro e quarto andares do Anexo B se situaria a Clínica Ortopédica; e seu Corpo Clínico foi assim constituído: Prof. Catedrático Dr. Heinz Rücker, Prof. Assistente Dr. Oswaldo Faria da Costa e entre os outros membros estava Dr. Aramys Bertholdi.

E assim, em 31 de agosto de 1961 – O Hospital da Clinicas em regime de prontidão devido à situação em que se encontrava o país após a renúncia do Presidente Jânio Quadros; os Drs. A. Osny Preuss, Aramys Bertholdi, Dirceu de Conti e José Maria Del Claro se revezam em plantão permanente.

Na sequencia paralelamente a esta atividade desenvolvida no Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná; montou sua clinica especializada em ortopedia, consagrando-se como excelente clinico e cirurgião nesta especialidade; dando-se ao prazer inclusive de auxiliar médicos veterinários em complicadas cirurgias de equinos no próprio Hospital Veterinário do Jockey Club do Paraná.

No Jockey Club do Paraná 

Aramys Bertholdi, iniciou no Turfe em 1938, ocasião em que foi realizado o desafio entre o cavalo Radio e a égua Argentina, Radio foi montado por Afonso Piotto e Argentina por Tomas Fernandes; ocorrendo a vitória de ARGENTINA.

Teve diversos animais correndo em sua farda, com destaque para IT’S FUNNY, ARAMIS e UIARÁ.

Posteriormente foi proprietário do Haras Dialadarvo, sediado no município de Piraquara onde sempre produzia anualmente 3 a 4 produtos.

Antes de assumir as várias gestões no Jockey Club do Paraná; foi colaborador de várias gestões anteriores, como Diretor do Departamento de Veterinária e repressão ao Doping na gestão de Alô Guimarães em 1949; foi Comissário de Turfe por Diversas vezes, foi Presidente da Comissão de Corridas, e Vice Presidente na gestão de Rubens Amazonas Lima em 1968.

Em 1973 atuou pela primeira vez como gestor do clube pelo período de 3 anos e na sequencia foi reeleito por mais 3 mandatos (triênio) consecutivos: 73-75; 76-78, 79-81; 82-84; para novamente ser eleito por mais 2 mandatos (biênio) consecutivos: 95-96 e 97-98; totalizando assim 6 gestões a frente do Jockey Club do Paraná.

Em suas gestões podemos destacar inúmeras melhorias efetuadas ao longo destas 6 gestões a frente do clube, a destacar entre outras:

– melhoria da iluminação do hipódromo no ano de seu centenário, propiciando corridas noturnas;
– instalação de moderno totalizador de apostas;
– instalação de sistema de irrigação da raia principal;
– instalação do hospital veterinário;
– asfalto de acesso da portaria até sede administrativa e entrada da vila hípica;
– construção de 18 camarotes para associados com TV e Telefone, além da construção de outros camarotes simples;
– construção de garagem para veículos e partidores;
– construção de guarita da portaria dos fundos do Jockey Club;
– instalação de sauna exclusiva para Jóqueis;
– instalação de moderno PABX;
– aquisição de caminhão, trator e veículo Kombi;
– instalação de sistema de para-raios na vila hípica;
– construção da pracinha da vila hípica, embarcadouros e picadeiros;
– reformas e melhorias nas pistas com construção de nova cerca;
e importação do reprodutor LOST DUTCHMAN (USA) e 19 potrancas da Argentina.

E assim pode-se definir resumidamente algumas ações de Dr. ARAMYS BERTHOLDI, campeão absoluto de voto em todas as gestões que disputou à presidência do clube; devendo-se também destacar que na sua área de atuação profissional na medicina, auxiliou diversos pacientes e amigos que a ele recorriam com alguma dificuldade clinica ou até mesmo financeira.

Fontes consultadas:
Revista o Turfista Semanal
Site www.ortopediaufpr.com.br
Elaboração: Dariu Lopes.