Um dos momentos mais aguardados do dia (21), em Porto Alegre, o Grande Prêmio Presidente da República (L), em 1.600m na pista de areia, para produtos de 3 e mais anos, foi vencido, em recorde, por First Amour, 5 anos, filho de First American e Vieux Amour (Baronius), de criação do Haras Fronteira P.A.P. e propriedade do Haras Rio Iguassu.

Com o ímpeto inicial que lhe é peculiar, Slam Train disparou na vanguarda, após a partida. First Amour acionava em segundo, aparecendo Great Canal (Mutasallil) em terceiro. Smart Flyer (Public Purse) e Mucho Fon (Bold Start) completavam, distantes, o lote dos cinco primeiros. Nos estertores do lote, Peter Parker (Wild Event) e Gubbio (Union Avenue).

Na curva, Valmir Rocha deu rédeas a First Amour, que rapidamente descontou a vantagem detida por Slam Train. Este, esgotado, ingressou na reta final já dominado pelo oponente e abaixo de chicote.

Livrando vantagem à frente de Slam Train, First Amour teve de se ver, então, com a carga de Great Canal. Este, a meio de pista, deu grande pinta de que poderia desalojar First Amour da primeira colocação, a 350 metros do disco.

Numa providencial trocada de mãos, nos últimos 200 metros, porém, First Amour encontrou o fôlego necessário para neutralizar as investidas adversárias. Great Canal, em ótima atuação, formou a dupla a 1 corpo e ½. Smart Flyer finalizou em terceiro. Mucho Fon, que havia vencido o páreo em 2016, terminou em quarto. Slam Train no complemento do marcador.

Na sequência, Peter Parker e Gubbio.

Treinado em Curitiba/PR por Ademar de Barros Pereira, First Amour conquistou a nona vitória em 15 corridas. Vitorioso nos Grandes Prêmios Paraná (gr.III), Antenor de Lara Campos (gr.III), Clássico Derby Paranaense (L), Provas Especiais Ciro Frare, 29 de Outubro, Taça Pinheiro de Ouro e Sprinters Cup Diamond, First Amour tornou-se o novo recordista da milha no Cristal, ao registrar 1:41.20 – contra 1:41.90 do antigo recordista, Jovem D’Alessandro.

Notícia original em http://www.abcpcc.com.br/noticias/post/em-recorde-first-amour-prevalece-no-gp-presidente-da-republica-l