Na próxima quinta-feira (15), o Jockey Club do Paraná dará sequência à série de homenagens que vem sendo realizadas a diversas personalidades do turfe paranaense. Outro dos homenageados desta reunião é o criador e ex-presidente do Clube, Edison José Mauad. Ele dará nome ao 7º páreo da reunião, com largada prevista para as 20:45h. Abaixo, saiba mais sobre o homenageado:

farda-xara

Natural de Curitiba, foi sócio proprietário juntamente com seus irmãos na empresa de construções Irmauad Ltda., dedicou-se ao futebol, tendo sido presidente do Coritiba Foot Ball Club no biênio 80/81; entrou para o turfe em 1974, foi Presidente da Associação de Criadores e Proprietarios de Cavalos de Corrida do Paraná e Presidente do Jockey Club do Paraná. CIRANITA (Masteréu e Xilocaína) foi seu primeiro animal Puro Sangue Inglês, com a qual obteve várias vitórias no Tarumã e em Cidade Jardim. Em 1979 iniciou atividades como criador com a fundação do Haras Xará, instalado no município de São José dos Pinhais, onde atualmente situa-se a Volkswagen-Audi, e tornou-se rapidamente devido a seleta qualidade de seu plantel de reprodutoras e reprodutores, um dos melhores haras do criatório nacional, além de excelente plantel de reprodutoras, adquiriu os reprodutores PASS THE WORD e URT, e na sequencia importou também reprodutores como BRASEANTE, WHITE BALL CACAO; além de ter participado de vários condomínios de outros reprodutores alojados no Paraná, BAYNOUN, BUROOJ, FAHIM, INEXPLICABLE, RED RUNNER, etc.

xara-1 xara-2

Do plantel de reprodutoras, podemos destacar entre tantas, DAMI, que quando em campanha em co-propriedade, atuou em 24 oportunidades (18 Cidade Jardim, 6 Tarumã) para obter 11 vitórias (8 Cidade Jardim, 3 Tarumã) e 13 colocações, inclusive: 1º Clas. Pres. João Tobias de Aguiar L, Cidade Jardim (2 vezes), 1º Clas. Pres. Julio Mesquita L; 2º GP Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Corrida G1, Cidade Jardim, 2º Clas. Erasmo T. de Assumpção L, Cidade Jardim, 2º Clas. Pres. Júlio Mesquita L, Cidade Jardim; 3º GP Proclamação da República G3, Cidade Jardim, 3º GP Turfe Paranaense Tarumã, 3º GP Delegação do Jockey Club de São Paulo, Tarumã; e com ela produziu a clássica de grupo: HIGH STREET (G3).
Entre os vários animais clássicos o Haras Xará sempre presente nas estatísticas nacionais de criadores produziu, destacam-se alguns como: BABY VICTORY, AMA TIRI, MOON BERRY (exportada para os EUA), VALIANTNESS, O DRAGÃO, ANA BANANA, OLD HERO, NEWS MAN, GOLD COLOUR, ITAJURÚ, HALYARD, PARELHEIRO, NICKEL SILVER, ESSÊNCIA NEGRA, RIVER FALLS, SEDOSA, MARINA MORENA.

bonapartiste moonberry xara-3 xara-4

No inicio de 2009 o Haras Xará encerrou suas atividades e iniciou-se uma nova parceria, Xará-Mineral Park instalada em Tijucas do Sul e onde participou-se do “Shuttling” de SUNNY’S HALO e mais recentemente a aquisição de BONAPARTISTE; e os clássicos continuaram a aparecer; ATTILIUS, COMANDANTE XARÁ (ambos exportados para Dubai – Emirados Árabes) e CONCLUSIVO, entre outros. Posteriormente, representando uma grande perda para a Criação Paranaense, o Haras Xará encerrou também esta sociedade.

xara-mineralpark