* PENSAMENTO DA SEMANA – “Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.” (Dalai Lama)

* O PRÓXIMO FESTIVAL… – Está marcado para o dia 17 de abril. Na programação as Provas Especiais JALMIR PAROLIN, em 1.600m, para Produtos de 3 e mais anos, Tabela II; MANOEL RIBAS, em 2.000m, para Éguas de 3 e mais anos, Tabela II e Prêmio JUSTINO PAROLIN.

* HARAS SANTARÉM… – Venceu o G.2 em Maroñas – Clásico Gran Premio General Artigas – em 2.400m (AL) com OGGIGIORNO, por Pioneering e Colette (Burooj). O tempo foi de 2’32”21, com parciais de 25”31, 51”38, 1’15”10, 1’39”38 e 2’05”31. Seu currículo é dos melhores, pois em 17 apresentações venceu 7, além de 4 segundos e 2 terceiros lugares.

* AINDA – Na mesma reunião faturou com QINLING, um Tiger Heart e Colette (Burooj) – irmão materno de Oggigiorno -, vencedor o 2º páreo em 1.100m (AL), empregando 1’05”51, com parciais de 22”98 e 46”32. Em 8 corridas esta foi a sua 3ª vitória, além de 2 segundos e 1 terceiro.

* E SE NÃO BASTASSE… – No domingo, na Gávea, o castanho QUICK-STICK, por Impression e Maria Callas (Burooj), venceu a trote (1 GV – 1.900m-AP – 2.01”66).

* MAS COMO CORRE… – Este tal de DRAGÃO, por Pioneering e Tieta Di Miucha (Mensageiro Alado), criação de Aramys Bertholdi, propriedade de Silvio Batista Piotto, treinado no Tarumã pelo Décio Zantedeschi. Desta feita faturou o GP Quari Bravo (G.3), em 1.400m, areia macia (1’24”235), disputada no último sábado em Cidade Jardim. Apenas 3 concorrentes, sendo que na partida caiu o jóquei D.Lima (Peter-Pilotto). No final da reta oposta Dragão assumiu a ponta, liquidando com a fatura.


Dragão corre muito e continua invicto

* BRILHARAM… – As cores do Stud Chesapeake como criador e proprietário em Cidade Jardim, ao levar o GP Emerald Hill (G.3), em 1.400m, areia macia (1’25”957), com LOVE ‘N’ HAPPINESS (Setembro Chove e Emily). Corrida pelo Antonio C. Silva entre as primeiras, assumiu a ponta nos 300m finais para não ser mais alcançada. É preparada no Tarumã pelo jovem e competente Antenor Menegolo Neto. Na mesma prova a favorita Galang (Amigoni/Haras Cifra – Stud Galope – D.L.Albres), finalizou em 4º.

* AINDA NA MESMA TARDE… – No prado paulista, as presenças de VIENNA STAR (D.Antunes), WE’LL ROCK YOU (M.Decki) e HOLY LEGAL (Holy Roman Emperor/Haras Belmont Ltda – F.Azevedo) no Clássico Presidente Carlos Paes de Barros (L), em 1.000m, grama leve. O melhor desempenho ficou com We’ll Rock You, que depois de liderar a prova, cansou no final, ficando com a dupla. Depois em 3º Holy Legal e em 4º Vienna Star.

* E TEM MAIS – Os treinadores M.Decki e D.L.Albres apresentaram DÁ-LHE TERRA VIVA (É do Sul/Haras Clemente Moletta) e FUJISAWA (Amigoni/Haras Cifra). A primeira, depois de mandar na carreira, acabou cedendo os 2 primeiros lugares, terminando na trifeta. Já a segunda, teve uma participação mais discreta, chegando em 4º.

* CANCELADA – Com poucas inscrições, a Diretoria do Jockey Club Ponta-Grossense adiou a reunião que seria disputada neste sábado, ficando a chamada para uma data posterior.

* DESTAQUES DA SEMANA – Diante das vitórias qualificadas em Cidade Jardim e Maroñas, merecem a nota máxima os treinadores Décio Zantedeschi e Antenor Menegolo Neto, bem como o Haras Santarém, de Sylvio Bertoli.

* PREPARADO AQUI – O treinador… Djalma Correa, ora substituindo Ademar de Barros Pereira, venceu mais uma na Gávea, desta feita com o gaúcho OUT OF TOWN (Cape Town), propriedade do Haras Rio Iguassu. Eleito favorito, não brincou em serviço, vencendo por mais de 2 corpos (2 CJ, 3 GV, 2 TR – 1.200m-AVM – 1’13”93).

* NA NOTURNA… – Da segunda-feira (27) venceram UALANA (Impression e Kalana por Inexplicable/Agro Pastoril Haras São Luiz Ltda). Decidiu nos últimos galões (2 GV – 1.000m-GL – 57”43) e FAST AND FREE (Refuse To Bend/Haras Truc). Foi uma conquista difícil, derrotando por 1/2 cabeça Per-Niente (5 GV – 1.400m-AM – 1’29”74).

* TAMBÉM FORAM DAQUI – Edgar Araujo preparou e apresentou nas corridas da última sexta-feira na Gávea ISOLA DI FIORI, uma Pioneering e Trefiori (Flatter), criação do Haras Palmerini, propriedade do Haras do Morro. Foi uma vitória de ponta a ponta, livrando boa vantagem no final. Manteve a sua invencibilidade através de 2 corridas (GV, TR). O tempo para os 1.300m (AVM) foi de 1’22”20. No sábado colocou em pista a estreante BAILA BAILA COMIGO (Glória de Campeão/Haras do Morro), na Prova Especial “Indian Chris”, terminando na última posição. E no domingo foi com a também estreante FAST ROAD (Wild Event/Haras do Morro), que vencera em sua única apresentação (TR). Depois de figurar com realce, terminou na dupla.

* AINDA NA SEXTA-FEIRA… – O amigo Alcibíades Almeida de Faria Neto – titular do Stud Zecão -, vibrou com mais um triunfo de SIB REALITY (Macho Uno e Our Reality por Crafty Prospector), criação da Agro Pastoril Haras São Luiz Ltda. Grande favorita (pule de devolução) venceu com tranquilidade. A verdade é que sobrou entre as inscritas. Parabéns ao Osmar Loezer que a preparou para mais esta conquista. Como o páreo era de Claiming ela foi adquirida pelo Sr. Mauricio Roriz dos Santos (1 CJ, 4 GV – 1.200m-AVM – 1’14”63). NA MESMA REUNIÃO… SOPHIA TIGER (Tiger Heart/Haras Campar) massacrou as adversárias, repetindo (3 GV – 1.100m-AVM – 1’07”65). NO SÁBADO… A registrar a vitória de GLORIATORE, por Redattore. Assumiu a ponta nos 200m iniciais e se mandou, confirmando seu favoritismo (2 GV, 1 TR – 1.300m-GP – 1’21”98). NO DOMINGO… Em violenta atropelada LE LAC DE COME (Agnes Gold), levou a 2ª carreira, sob a condução do brilhante H.Fernandes (1 GV – 1.100m-AP – 1’09”560) e SIR D’ANAFER (Union Avenue/Stud Ferragus), ganhou o penúltimo páreo por 1/2 cabeça (1 CR, 2 GV – 1.300m-AVP – 1’20”79).

* O DÉCIO ZANTEDESCHI… – Apresentou na Gávea a estreante HIROAKI (Silver Train/Carlos Cesar Carlindo). Ficou sem passagem na reta, não fora isto, fatalmente teria vencido. Na próxima que saiam da frente.

* E O ANTENOR MENEGOLO NETO… – Foi com a estreante LOLITTA (Setembro Chove), do Stud Chesapeake. Deu algum trabalho ao starter para entrar no box. Largou em ótimas condições assumindo a ponta de imediato, conservando-a até os 400m finais, quando foi dominada, terminando em 3º.

* NO CRISTAL – No Clássico Cidade de Porto Alegre, vitória da paranaense JUST HAVIN’FUN, uma Setembro Chove e Whatsmineisyours (You And I), de criação do Stud Chesapeake. Atropelou forte para livrar 1 corpo. Foi sua 3ª vitória seguida (4 CR, 2 CJ – 1.100m-AM – 1’10”6).

* NA MESMA TARDE – Depois de duas fracas atuações (ambas finalizando em 7º) VOLTA FUNDA (Inexplicable) voltou com tudo, dando um verdadeiro vareio, ganhando por vários e vários (1 CR – 1.100m-AM – 1’11”2).

* HARAS SANTA RITA DA SERRA… – Faturou em Maroñas, no Uruguai, com DJANGO LIVRE, um Shirocco e Offshore (Vettori). Percorreu os 1.500m (AL) em 1’31”61, com parciais de 23”84, 46”97 e 1’11”87. Foi sua 2ª vitória em 16 apresentações. Possui ainda 1 segundo e 3 terceiros.

* DO TARUMÃ PARA CIDADE JARDIM – Atuando em uma prova para Produtos de 3 anos sem vitória, FONDOR (Siphon/Stud Galope – D.L.Albres), finalizou na trifeta. E, na penúltima prova FALDO (Public Speaker/Haras Cifra – D.L.Albres) perdeu no último pulo (focinho).

* PARANÁ EM CIDADE JARDIM – O favorito… CAPE COD (Yagli), uma vitória em estilo de treino (6 CJ, 2 GV – 1.600m-GL – 1’37”198).

* NO PÁREO DE ENCERRAMENTO… – Em Maroñas no domingo, triunfo do paranaense ROYAL SALUTE (Salute The Sarge e Quetawa por Jules), de criação e propriedade da APG Thoroughbreds Stud, treinamento de Ricardo Colombo. Os 1.200m (AL) foram percorridos em 1’10”82, com parciais de 22”64 e 45”91. Em 6 corridas ganhou 3, além de 2 segundos.