Atração especial, nos intervalos de páreos será o espetáculo com cavalos lusitanos – equipe da escola paranaense de artes equestres, coreografias a partir das 14:30h, intervalos dos páreos (total 5 apresentações). Durante as apresentações o narrador oficial (Gerson Borges de Macedo) informará o público sobre cada espetáculo seguido de músicas entoadas pelo sistema de som do hipódromo.

Apresentação do Centro Paranaense de Arte Equestre. A partir das 14h30min nos intervalos dos páreos.

Coreografias de 05 Cavaleiros com Cavalos Lusitanos!
Durante as  apresentações o narrador oficial informará o público sobre cada espetáculo seguido de músicas entoadas pelo sistema de som do Hipódromo.

PROGRAMAÇÃO

Discretamente iniciado em 1999, o Centro Paranaense de Arte Eqüestre começa a tomar forma devido a um pequeno grupo de pessoas, seduzidos pela magnífica performance dos briosos cavalos Lusitanos. Tudo começou quando um grupo de cavaleiros reunidos para uma clínica de adestramento, almejou algo mais. Algo que envolvesse música, ritmo, coreografia e  equitação clássica. Fatores imprescindíveis para transformar técnica em arte. A dança com cavalos e sua coreografia são inspiradas diretamente nos movimentos que o cavalo deve cumprir em combate. Um verdadeiro retorno às fontes da tradição eqüestre. Seu objetivo tem sido, nesses anos todos, conservar e divulgar a Equitação Portuguesa e o Cavalo Lusitano

Números a serem apresentados 

Volteio

O Volteio é, reconhecidamente, uma das mais belas modalidades eqüestres, por aliar fundamentos do hipismo clássico, com performances acrobáticas características da ginástica artística, onde os praticantes, chamados volteadores, devem demonstrar leveza, sincronismo, equilíbrio e precisão de movimentos, além de uma completa sintonia com o cavalo.
Volteador: Bruno Gomes (Vernier Itapuã)

Rédeas Longas

Pelo ensino, o cavalo torna-se dócil e adquire uma cadência lenta que permite ser conduzido por um homem a pé. As indicações discretas das rédeas são suficientes para que execute os mais difíceis exercícios de Alta Escola observados em cavalos montados.
Cavaleiro: Evandro Sizério (Vulcão Itapuã) e Bruno Gomes (Vernier Itapuã)

Dia de Feira

Tradição Ibérica onde os cavaleiros levam suas damas às festas na garupa de seus cavalos, exibindo arreios e vestimentas tradicionais. A dama à garupa saúda os populares enquanto o cavaleiro desfila pelas ruas das cidades espanholas e portuguesas.
Cavaleiro: Evandro Sizério e Joyce Almeida (Chaplin Souza) e Bruno Gomes e Virgínia Lima (Cortês Souza)

Passo-a-Dois

apresentação de Adestramento em Alta Escola onde se pretende um sincronismo entre um par de cavaleiros/amazonas, com andamentos clássicos e de Ares Altos.
Cavaleiros: Evandro Sizério (Vulcão Itapuã ) e Bruno Gomes (Vernier Itapuã)

Carrossel

apresentação em equitação clássica de picadeiro, onde um conjunto de 6 cavaleiros e amazonas executam figuras de precisão, sincronismo e harmonia em graciosos movimentos que lembram o balé.
Cavaleiros:

Bruno Gomes (Cortês Souza)
Joyce Almeida (Ribatejo do Rio do Cedro)
Fernando Fernandes (Vulcão Itapuã)
Evandro Sizério (Vernier Itapuã)

Coordenação: Dr. Antonio Carlos Segui e Evandro Sizerio.

EVANDRO SIZERIO CAVALOS LUSITANOS